quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

TV DIGITAL


Ângelo lorini

A televisão é sem duvida um dos meios de comunicação mais presentes nos lares de todo o mundo, perde talvez apenas para o Radio em termos de acessibilidade devido esse meio ter custo inferior. Os primeiros aparelhos receptores de TV, para a época em que surgiram, confrontados com padrões atuais, seria a mesma coisa que se comparássemos um Jegue a uma Ferrari, as diferenças seriam absurdamente estapafúrdias.
No inicio os aparelhos tinham apenas 30 linhas de vídeo (em nossa comparação esses aparelhos seriam os telejegues). Ao longo das décadas de 1930 e 1940, os novos aparelhos já apresentavam 240 linhas de vídeo, atualmente, um monitor analógico de boa qualidade apresenta entre 480 e 525 linhas. Enquanto a TV Digital de Alta Definição, pode se chegar a 1080 linhas com padrão HDTV, (esta seria a Ferrari).
No Brasil a HDTV chegou e teve inicio de suas transmissões no dia 02/12/07, depois de um pronunciamento do “Homem da barba preta”, que ressaltou o avanço tecnológico que o país teria com essa nova tecnologia e garantiu o preço acessível dos conversores, indispensáveis para que os aparelhos analógicos possam captar o sinal digital.
Praticamente dois meses depois do inicio das transmissões digitais, ninguém mais tocou no assunto, nem governo nem emissoras de TV, parece que para eles esse tema já antigo e caiu no esquecimento. Mas a população não esquece, principalmente na ora de comprar o conversor, o brasileiro lembra do baixo custo prometido e se da por conta que tudo não passou de papo furado e que seu salário mínimo não compraria nem metade do aparelhinho. (Lorini 2008)
http://www.dtv.org.br/
www.tudosobretv.com.br/histortv

Nenhum comentário: