quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Os Novos Vovôs e Vovós

Há muito tempo se pensa em senhores e senhoras que já passaram dos 60 anos como incapazes, estas pessoas poderiam apenas esperar o tempo passar as vezes esquecidos por seus amigos e sua família.
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), os idosos são hoje no Brasil cerca de 14,5 milhões de pessoas, o que equivale a 8% da população do país, considerando idosas pessoas com 60 anos ou mais. O aumento dos idosos no Brasil cresceu 17% em 10 anos, em 1991 correspondia 7,3% da população. Este crescimento deve-se ao aumento da expectativa de vida brasileira, estima-se que em 2020 a população idosa deve chegar a 30 milhões de pessoas, 13% do total.
Mas muitos destes idosos não se enquadram neste quadro , pensam ainda há muito que fazer, procuram aprender coisas novas. Eles fogem da rotulação negativa relacionada à terceira idade. É uma maturidade diferente, são pessoas preocupadas com a sua promoção física e mental, além de interagir com pessoas com a sua mesma experiência de vida. Esta é a nova cara da maturidade.
No Rio Grande do Sul, existem trabalhos nesta área, que são realizados por suas prefeituras, onde são promovidos eventos, viagens e bailes de integração. Outros grupos diferentes existem, ligados a governos municipais, são aqueles ligados as instituições e universidades como Núcleos Integrado de Estudos e Apoio à Terceira Idade da UFSM e a Universidade para a Terceira Idade da UFRGS. Outro grupo é o Clube Maturidade Ativa que tem o apoio do Serviço Social do Comércio(SESC-RS).

Bruna Wandscheer

Nenhum comentário: