quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Influência da Internet

Julcinei Rubin

Ao falar sobre a influência da internet nos hábitos de leitura dos adolescentes, nos atemos ao problema de explicar entre outras coisas, o processo de criação e transformação da internet, que teve como objetivo primário apenas manter a comunicação entre bases militares durante o período de guerra fria, período no qual ela teve uma transformação sistemática com relação ao seu uso e conteúdo.
Já na década de 90, ela passou a ser uma rede mundial, onde qualquer pessoa que tivesse um computador e um poder financeiro um pouco elevado poderia ter acesso à rede, já que na época seu custo de instalação era significativamente alto, havendo poucas empresas especializadas nesse campo. Atualmente a web já está difundida totalmente em nossa sociedade com um custo módico e um grande acesso, mesmo para aqueles que não possuem computadores, esses podem ter acesso em escolas, syber cafés ou outras lojas do ramo. John Updike em um de seus artigos para o New York Times, afirma que já estamos vivendo na era digital, período no qual a informação é transmitida em tempo real, por conseguinte há uma corrida para ficar a par das novidades, como conseqüência não se reservando um tempo maior para uma leitura mais complexa e demorada.
Partindo desse contexto nos orientamos para as principais causas acerca da influência que a internet tem sobre os adolescentes, em que ela contribui, e até que ponto ela tem um papel negativo na educação do adolescente enquanto acadêmico. Graças à internet temos uma fonte quase ilimitada de informações em tempo real a nosso alcance apenas com um clique do mouse.
Com essa variedade de assuntos o adolescente recorre à internet, muitas vezes não tendo o discernimento necessário para filtrar os conteúdos que melhor atendem as suas necessidades, ou não se concentrando apenas na leitura fazendo outras atividades durante o estudo. Outro fator negativo é o comodismo, que leva o jovem a buscar resumos de obras, no lugar de ler o livro na integra, que seria o mais adequado.
Com uma rede tão vasta de informações fica difícil ter o controle do que é difundido na web, de modo que, muitas das informações por ela transmitida podem não ser verídicas, sendo quase impossível conhecer a procedência e a legitimidade da informação. Atualmente estamos nos deparando com um problema ainda mais grave, a dependência dos adolescentes a internet. Essa dependência foi citada primeiramente pelo Dr. Ivan Goldberg (1995), relatando que essa dependência leva jovens a passar a maior parte tempo na frente do computador, tornando-se pessoas sem vida social ativa.
Outra influência negativa da internet, é a influência que ela tem sobre os jovens com relação a escrita. É de conhecimento geral que quanto mais lemos mais aumentamos nosso universo vocabular, tornando nossa linguagem mais polida, e isso é obtido através da leitura de obras com uma linguagem mais rebuscada. Dessa forma o adolescente vai adaptando ao seu vocabulário palavras típicas de salas de bate papo, com abreviações estrangeirismos, entre outros erros que ferem a norma culta da língua portuguesa, criando uma nova linguagem o chamado “internetes”.
Podemos também analisar a influência da internet de forma positiva, pois quando é usada como uma fonte de pesquisa, servindo de apoio ao trabalho acadêmico e auxiliando o jovem em sua busca por conhecimento a internet é uma poderosa arma de pesquisa se bem usada, possibilitando o acesso a conhecimentos que dificilmente teríamos em livros que não são muito dinâmicos nos avanços ao qual a sociedade esta inserida.
Existem muitos fatores que levam o jovem a buscar a leitura on-line, o comodismo, a grande quantidade de conteúdo, entre outras já citadas. Porém a fuga do jovem a leitura de obras literária, principalmente as mais antigas, vem mesmo antes da criação da internet. Ocorre desde a implantação da literatura no Brasil, onde livros voltados para o púbico jovem não existiam, as obras literárias eram voltadas ao público mais culto causando o desinteresse do jovem pela leitura que se tornava uma tarefa cansativa e desinteressante.
Dessa forma a internet tem um papel muito importante, pois disponibiliza um conteúdo voltado ao público jovem com uma diversidade enorme, cativando o jovem a leitura e a buscar mais conhecimento. Ao se enumerar as contribuições da internet não se pode esquecer o extraordinário veículo de comunicação e relacionamento, tornando possível o relacionamento entre as pessoas de lugares distantes, ajudando na difusão de diferentes culturas através de salas de bate papo, msn, skipe , entre outras formas de comunicação on-line.
Por fim, temos que ressaltar a importância que a internet tem em nossa sociedade, de forma que temos de saber como fazer o melhor uso dela, tendo a capacidade de controla - lá e não de ser controlado pela mesma.


http://www.eci.ufmg.br/gebe/downloads/313.pdf

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Internet

http://www.assespropr.org.br/uploadAddress/Dependencia_Causada_pelo_Computador_na_Adolescencia.pdf

Nenhum comentário: