quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A banalização do orkut para os brasileiros




O orkut é uma rede social filiada ao google criada em 24 de janeiro de 2004 com o objetivo de ajudar os seus membros a fazer novas amizades e manter relacionamentos.
A pessoa que se disponibiliza a ter um profile, ou seja, um perfil pode colocar ou não nele as informações sobre si podendo mentir sobre essas informações como acontece frequentemente com relação à idade dos usuários, já que é proibido para menores de 18 anos, mas esta regra é desrespeitada.
Com o novo sistema do orkut que começou a funcionar em abril de 2006 é possível ver quem visitou o seu orkut e quais profile’s você visitou. Esse novo sistema gerou polemica, pois alguns usuários aprovaram a idéia outros não, e para agradar a todos os gostos inventaram então uma opção para visualizar ou não os visitantes do seu profile, mas quem adere a esta opção não poderá ver quem visitou o seu perfil. Como algumas pessoas gostariam de continuar visitando os orkut’s alheios sem serem notados, mas querendo saber quem visitou o seu orkut criaram perfis falsos então poderiam entrar e “fuçar” no profile dos outros sem serem vistos. Essa idéia gerou um aumento considerável de usuários do orkut apesar desta prática ser proibida não há o cumprimento desta regra, pois não há quem supervisione em 2004 o Brasil estava em terceiro lugar no ranking de usuários com 5,16 % do total, hoje no ano de 2008 o Brasil alcançou a primeira colocação com 55,32% dos usuários deste site.
Quando criado o orkut, não se imaginava que iria tomar estas proporções e nem que iria se tornar um ajudante da violência, como ocorre quando torcidas rivais marcam brigas através de scraps, a banalização do orkut só poderia resultar nisso uma arma de violência, pois no Brasil um país de terceiro mundo qualquer coisa nova que pareça inofensiva é levada para o outro lado sempre com o intuito de gerar a violência.
Janini Letícia Schmitz

Nenhum comentário: