terça-feira, 22 de janeiro de 2008

A CIBERMILITÂNCIA

By Jefferson Dalanhol
A CIBERMILITÂNCIA
O poder capitalista invade tudo e juntamente com a revolução digital,com os grandes conglomerados industriais tendo o mundo nas mãos, por isso, os movimentos sociais se utilizam da Internet para difundir suas idéias e opiniões livres de hierarquias. Isso tudo objetiva o fortalecimento dos laços comunitários, batendo de frente com o ideário neoliberal, que menospreza a organização social. Onde deste ponto os grupos passaram a enfrentar e utilizar-se de um meio no qual qualquer assunto chega com muita facilidade a um grande número de pessoas, e isso foi feito acertadamente, pois foi uma forma de mostrar que havia alguém preocupado com alguma coisa para o bem social.
A cibermilitância é o ativismo político desenvolvido por organizações sociais no ciberespaço, ela se traduz em campanhas, manifestos, etc.
As iniciativas de comprometimentos com as causas sociais, em que os movimentos atuam em campos de interesses diversificados, como por exemplo, a educação, a saúde, a cidadania, a arte, a cultura, etc.
Todos esses movimentos estão sempre sofrendo pressões e vivem sob ameaça de diluição, pela ameaça do poderio das megacorporações. Mesmo assim, tem a capacidade de difundir práticas interativas. Informações e idéias. Anunciar é mais que divulgar os interesses da propaganda.
Existem aqueles meios que apóiam a divulgação do grotesco para alienar cada vez mais, principalmente, a massa pobre da sociedade que fica deslumbrada quando vê a desgraça de um ser igual a si próprio nos meios de comunicação.
Também aparecem aqueles que têm vontade para mudar isso, mesmo sem o apoio dos poderosos, exatamente os que se opõe ao ideal de lucratividade destes grandes conglomerados.

Nenhum comentário: