quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

A Tecnologia e a Comunicação

Camila Tomazoni Zachow
Há muito passou o tempo em que a única forma de comunicação entre povos distantes era o jornal impresso. Com o passar do tempo, a tecnologia foi mostrando-se com toda sua potência na área de comunicação. O demorado processo manual de produção e impressão do jornal foi substituído por máquinas capazes de fazer isso em alguns instantes. O rádio surgiu e conquistou seu espaço entre a população, mais tarde veio a televisão que, lentamente, também conquistou o seu, tornando-se, atualmente, o meio de comunicação de importância mais significativa dentre os outros.
Desde os primórdios da comunicação, a tecnologia vem acompanhando-a e acrescentando suas vantagens. Mais recentemente, surge a internet, que comporta uma grande importância na área de comunicação.
Aos poucos, todos os campos estão se adaptando ao mundo digital. Os bancos disponibilizam todo o atendimento bancário, assim como em muitas lojas pode-se efetuar compras através da internet. A comunicação é apenas mais um campo que é tomado por essa revolução digital. Os jornais, as rádios e as emissoras de televisão disponibilizam o que é veiculado nos mesmos na internet e já existem materiais exclusivos da rede, por exemplo, rádios inteiramente virtuais .
Acredito que a internet tem apenas a acrescentar em todos os campos, a parte negativa dá-se no momento em que pensamos que a internet é privilégio de poucos, levando em conta o montante da população mundial. Mas também acredito que isso irá mudar, com o passar do tempo. Assim como a televisão, que quando surgiu possuía um custo muito elevado e apenas famílias abastadas podiam usufruir dela. A internet construirá um caminho semelhante, ou melhor, já está construindo. Com o seu pouco tempo de existência, já se popularizou muito em comparação ao seu início.
Em um futuro não muito distante, a internet estará ao alcance de todos, talvez não em todas as residências, mas sim em todas as escolas, o que já é um grande passo.

Nenhum comentário: