quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

TRADIÇÃO DO CHIMARRÃO

ROSCÉLI KOCHHANN

A tradição do chimarrão é antiga. Esse chá de ervas tomado pelos Guaranis foi observado pelos espanhóis que fundaram a cidade de Assuncion del Paraguay. Esses espanhóis perceberam que o chá amenizava as conseqüências das bebedeiras e tornava os seus dias melhores. Assim, o chimarrão começou a “rodar” pelas terras sul americanas.
Para os gaúchos, matear significa muito mais do que matar a sede. Simboliza a roda de amigos, a troca, um bom momento para se colocar a conversa em dia.
Matear já faz parte do dia do povo gaúcho. Mas grande parte desse povo desconhece as principais “regras” do ato de matear. Por exemplo: jamais se deve solicitar açúcar no mate, nunca se deve mexer na bomba, deixar o mate roncar no final sempre, jamais receber ou entregar a cuia com a mão esquerda. Se foi você que cevou o mate, tome o primeiro em sinal de educação, já que o primeiro é sempre o pior.
Cerimônias á parte, o chimarrão é do cotidiano e consumo doméstico de todo gaúcho, principalmente quando as famílias estão reunidas. Ainda, é obrigatório quando chegam visitas. Afinal, quem não se sente bem acolhido ao tomar um verde em companhia de uma pessoa querida?

Link 1- http://www.paginadogaucho.com.br/chim/

Link 2- http://www.chimarrao.com/

Nenhum comentário: