quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Antiga prática, novas formas.

Por Sylvio L.R. Trentin

Quem não assistiu ao filme Tropa de Elite? Provavelmente a maioria já assistiu, mas quantos assistiram no cinema? Certamente a minoria, mas como isso é possível se até onde sei ainda não foi lançado em DVD, graças à antiga e conhecida pirataria, que conseguiu lançar o filme pirata antes de sair no cinema, isto nunca tinha acontecido antes.
A pirataria de filmes normalmente acontece depois de pelo menos o filme ter sido lançado em alguma sala de cinema, onde os “pirateadores” filmam o filme e postam na internet, assim violando os direitos áudio-visual do filme, sendo uma prática fora da lei.
Mas agora estamos entrando numa nova geração de pirataria onde ela está se tornando legal. Há algum tempo era crime baixar arquivos da internet, agora os artistas estão vendendo seus trabalhos através desse meio, um dos casos que se tornou conhecido foi o da banda Radiohead, que antes de lançar seu novo disco, criou uma pesquisa no site onde pedia aos fãs para dar um valor no seu novo trabalho o valor dado pelos internautas ficou entre R$13 a R$21, sendo que o CD iria ser disponibilizado no site em forma digital que antigamente era pirataria.
Outra forma de pirataria não tão antiga como baixar filmes e músicas na internet é os livros digitais os e-book, que também deu seu primeiro passo para a legalidade quando Chris Anderson, um dos homens mais influentes do mundo segundo a revista Time, decidiu lançar seu novo livro na forma digital sem cobrar nada pelo seu download.
Vimos apenas alguma das novas formas de piratear sem cometer qualquer crime, pois todos estão percebendo que se não tem como vencê-los junte-se a eles.

Links:
http://www.time.com/time/specials/2007/time100/article/0,28804,1595326_1595329_1616107,00.html (link em inglês, sobre Chris Anderson)http://pt.wikipedia.org/wiki/Radiohead (link sobre Radiohaed

Nenhum comentário: