terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Mas que ... é esse consumismo!

Felipe Zibell

   Passei a madrugada inteira dentro do ônibus naquela terça-feira. E eu odeio viagem de ônibus. Se todas as terças-feiras fossem assim, melhor que não existissem terças-feiras. Quase dormia, meio que acordava, torcendo para que a manhã paraguaia fosse realmente recompensadora.
   Não se viaja muito seguido para o Paraguai. Só quando, por um impulso catastrófico e inexplicável de consumismo, um arrepio percorre o seu corpo e você, de uma hora pra outra, exclama: Pronto, vô pro Paraguai hoje!
   Até porque, sendo eu um sujeito que prima pela boa vida e pela total ausência de esforço, caminhar o dia inteiro em meio a um trânsito enlouquecedor, buscando coisinhas que você poderá nunca usar – por falta de utilidade, ou por falta de capacidade de entender o processo de funcionamento – é um ato de coragem e bravura.
   E lá estava eu, correndo atrás de um celular novo, desses que fazem de tudo: foto, vídeo, e-mail, tocam música, e coisa e tal. Por vários momentos pensei em desistir, mas o sacrifício de uma viagem de ônibus me fez lembrar que ficar sentado em uma lanchonete imunda esperando o tempo passar seria uma burrice tremenda e covardia de enfrentar a jornada que se apresentava.
   É claro que o espírito consumista, movido pelo desejo de ter, meu e de todo ser humano, não me permitiu resistir àquilo que se postava frente aos meus olhos: jóia brilhante de utilidades diversas, reluzente à luz branca da loja de “brinquedos”. Meus olhos refletiam a magnitude sofisticada do mais bonito, frágil e apaixonante, menor smartphone do mercado...
   Tratei de me apossar logo, antes que outro o fizesse. Todo orgulhoso com cara de bobo, exibia a novidade.
   Mas que bosta é esse consumismo. Se eu lhe dissesse que até hoje, meses depois, ainda não recebi nem mandei nenhuma porcaria de um e-mail, por não saber configurar o telefone, ficaria com cara de idiota. Ficaria mesmo. Por isso não digo pra ninguém, só escrevo.
   O celular novo não faz nada de muito mais que o antigo, pra mim que mal uso a função de telefone, mas o meu dinheiro já foi gasto (aplicado soa melhor) e o desejo de possuir aquilo que eu não necessito, satisfeito. Ah! Estou saciado como se tivesse acabado de almoçar... tecnologia!

Guia de compras no Paraguai, interessado?  www.comprasparaguai.com.br

Nenhum comentário: