segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

A Informação na Era Digital: o Webjornalismo


A trajetória da produção e difusão da informação sempre foi ligada às tecnologias existentes. No início, a linguagem oral e a escrita eram as ferramentas de comunicação da sociedade. A tecnologia humana predominava.
Aos poucos esse cenário foi se modificando. Com o desenvolvimento dos meios de transporte no século XV, reduziu-se a distância entre os países facilitando a comunicação entre eles e possibilitando trocas de informações. Assim países europeus ficavam sabendo o que estava acontecendo na América e vice-versa, porém, ainda, num ritmo lento.
No século XIX a expansão da informação se dá de forma mais rápida com a chegada do telégrafo e com o crescimento da circulação massiva de jornais. Este aumento dos meios de comunicação impressos foi resultado da criação de modernos métodos de produção e distribuição, como o uso de máquinas, pelo desenvolvimento dos meios de transporte, além do aumento de alfabetizados.
No entanto, é na década de 1920, com a difusão do rádio que ela atinge mais precisão, espaço e velocidade. O rádiojornalismo incorpora uma nova redação ao conceito de informação, agora levada pela voz e capaz de chegar a lugares mais distantes, até então, excluídos da Sociedade da Informação.

Em 1950 inicia-se a “era televisiva” e novamente a informação acompanha os avanços tecnológicos. O rádio deixa de ser o principal meio de comunicação e a TV ganha seu espaço na sociedade. Um jornalismo moderno e dinâmico começa a existir. A informatividade, com o show de imagens, ganha um novo sistema de produção e difusão.
A televisão foi e continua sendo um meio de comunicação de massa. No entanto, nas últimas décadas, com o surgimento da Internet, o cenário vai se redesenhando. Aos poucos esse meio vai sendo incluído na sociedade e as pessoas vão aprendendo a lidar com ele. Inicia-se, então, uma nova era para a informação, a “era digital”.
Nesse âmbito da Sociedade da Informação e das tecnologias, o computador e a Internet vão se tornando, cada vez mais, as principais ferramentas da comunicação. O texto eletrônico que também representa uma revolução da leitura substitui o material (o impresso) pelo imaterial (a imagem na tela).
Assim começa o Webjornalismo, caracterizado, segundo Bardoel e Deuse (2000) pela interatividade, customização de conteúdo, hipertextualidade e multimidialidade:
· Interatividade: o leitor contribui para o processo de formação da notícia online, sendo com e-mails ou chats com jornalistas ou demais leitores.
· Customização de conteúdo: o leitor ou usuário tem a possibilidade de acessar um site que tenha uma seleção de assuntos de interesse.
· Hipertextualidade: esta característica do Webjornalismo possibilita ao leitor acessar, através de links, outros textos relacionados ou complementares com aquele que ele está vendo.
· Multimidialidade: é o uso da imagem, do texto e do som na narração do fato jornalístico.
Todas essas características permitem ao Webjornalismo, reunir elementos presentes em todos os outros meios de comunicação, como textos e fotos (jornalismo impresso), arquivos sonoros (rádio) e vídeos (TV) para a produção de notícias. Assim, a informação na era digital, não é caracterizada apenas pela sua rapidez na divulgação, mas também pela sua complexidade.

REFERÊNCIAS:

MILNICZUK, L. Características e implicações do jornalismo na Web. Disponível em: http//:www.facom.ufba.br/jol/pdf/2001-mielniczuk-caracteristicasimplicacoes.pdf. Acesso em: 28 de maio de 2007
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FERREIRA, JCF. Mutações sociais e novas tecnologias: o potencial radical da Web. Disponível em: http//:www.booc.ubi.pt/pág/felz-jorge-potencal-radical-da-web.pdf. Acesso em: 14 de maio de 2007.

Gustavo Menegusso

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