segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

O Poder Virtual


Outro dia conversava com um amigo pelo Messenger, e ele me convidou para participar de um RPG on-line, o nome dele: TIBIA. Neste dia parei para pensar nas transformações que o mundo que eu conhecia estava sofrendo, pois deixou de ser um mundo em que as crianças jogavam futebol no campinho perto de casa e soltava pipa. A invenção do computador e o desenvolvimento da Internet revolucionaram o mundo, e com eles, vieram novas maneiras de fazer qualquer coisa que se queira, desde pesquisas até o entretenimento. Pensei também que com a expansão dos domínios da Internet, um novo conceito se criava e começava caminhar em paralelo com outros campos como o esporte e a moda, os jogos multiplayer e os RPGs on-line.
Resolvi experimentar esse tal TIBIA. Naquela época o meu computador não era dos mais potentes, além disso, Internet banda larga era um privilégio de poucos, em outras palavras, conseguiria jogar TIBIA em tempo real só no dia que as vacas criassem asas. Entretanto, achei tudo aquilo fascinante, por ser um lugar onde eu poderia me relacionar com as pessoas, e mais que isso, interagir com elas através dos chars, que são os personagens virtuais criados pelos jogadores. Então pesquisei sobre estes jogos e descobri que determinados RPGs obedeciam determinados sistemas de jogo. 3D&T, D&D, Medieval, Trevas, Tormenta, DAEMON, enfim, encontrei uma infinidade de sistemas de jogo para todos os gostos e preferências.
Então estudei alguns desses sistemas e comecei a jogar, só aí entendi porque todos os dias as lan houses estão lotadas de jovens convivendo virtualmente com outros jogadores de todas as partes do mundo. Dentro de cada jogo, existem os chamados clãs, que são grupos de jogadores de um mesmo RPG, estes clãs batalham entre si em busca da supremacia. Eu, como membro de vários clãs de diferentes RPGs, não creio que isto seja prejudicial, pois o objetivo principal é a diversão e a criação de vínculos de amizade entre os participantes.Sendo assim, acredito particularmente que todas estas mudanças nas configurações da sociedade através das modernizações das práticas de convivência nada mais são do que o fluxo natural das coisas, uma vez que iniciado o processo de transformação não se pode mais parar, não que isso seja definitivo para quem pratique estas novas formas de entretenimento, contudo, este processo acarretou na formação de um círculo vicioso, onde cada vez mais adeptos ingressam nestes grupos, configurando uma espécie de vício.
Acadêmico: Jonathan Freitas

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