quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Maconha na Inglaterra

Maconha na Inglaterra xD

Até 2004, no país do chá das cinco imperava uma das legislações mais severas da Europa. Naquele ano, no entanto, uma decisão do governo afastou os usuários da Cannabis dos tiras: a maconha foi reclassificada pelos órgãos de saúde do país e passou a ser considerada menos nociva, e assim perdendo importância.
Hoje quem for pego com maconha na Inglaterra está sujeito a uma bronca do policial responsável pela ação, se houver agravantes, como uso em locais públicos ou repetição do delito pode haver prisão e processo, podendo pegar até 2 anos de xadrez. Para cultivo, produção e tráfico, a pena pode chegar a 14 anos.
Estudos que estão sendo realizados pelo Adviasory Council on the Misuse of Drugs, conselho que avalia os efeitos do uso, revelam que a maconha prejudica a saúde mental dos consumidores mais do que se imagina. Além disso, segundo o site G1 (revista online da Globo) a procura por tratamento contra o vício de maconha aumentou 50% no país. “Os médicos se preocupam com esse crescimento de 50% na procura de tratamento especializado, dois anos após as autoridades britânicas mudarem a classificação da Cannabis de droga classe B para C.”
A decisão de afrouxar a vigilância foi justificada, na ocasião, com um argumento de que era preciso concentrar a polícia na detenção de drogas mais destrutivas como cocaína e a heroína. Prova de que o raciocínio estava errado é de que o governo inglês agora planeja voltar atrás.
No embalo do cigarro (foi proibido em pub's ingleses desde julho do ano passado), a maconha tem grandes chances de voltar à classe B, a lógica mais conveniente aos usuários ingleses, portanto, é apertar o cerco ao uso do entorpecente.
Farezin<2008>
http://www.uniad.org.br/bloguniad/DEFAULT.ASP?IDPOST=257
http://www.adroga.casadia.org/prevencao/maconha_psicose.htm

Nenhum comentário: