terça-feira, 29 de janeiro de 2008

Poucas e Boas!!!



Eveline Poncio

Atualmente temos acesso a diferentes meios de comunicação. Cada um com suas características e diferenciações, seja pelo público alvo, ou pelo formato do meio. O negócio é que cada veículo possui uma determinada forma de escrita. Não posso chegar a um impresso diário e achar que estou escrevendo em um blog (diário virtual), muito menos vice e versa. No rádio e na televisão a lógica é a mesma, priorizando sempre pela objetividade, clareza e porque não, destreza na escrita.
Bem, nesta altura da leitura vocês devem estar se perguntando – então porque o jornalista tem que saber escrever bem, se ele nem pode utilizar palavras rebuscadas? – e respondo a vocês... nem eu sei.
São infinidades de disciplinas que tem por objetivo melhorar a escrita do aluno, e quando ele vai escrever pra valer, tem que reduzir palavras, simplificar termos, deixar tudo menor e mais fácil de ser entendido... Ora... então dane-se teorias complexas de escrita gramaticalmente correta e com vocabulário rico. Vamos zelar pelo jargão “poucas e boas” que assim fica tudo certo.
Brincadeiras a parte, todo aluno sabe (ou deveria saber), sobre a importância da boa escrita e diferenciação de linguagem em cada meio de comunicação. Só me desculpem os amantes a gramática, aqui, informalidade é fundamental.

Nenhum comentário: