segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

TV Digital: O que vai mudar?


No dia 02 de dezembro de 2007 começaram a ser exibidas, no Estado de São Paulo, as primeiras transmissões dos sinais da TV digital. O acontecimento foi um grande marco para história da televisão brasileira, assim como em 1972, quando foram transmitidas as primeiras imagens em cores do Brasil, na Festa da Uva, em Caxias do Sul.
A evolução da televisão, em qualidade de som e imagem, no momento, pode ser percebida apenas pelos paulistanos que já adquiriram o conversor digital, chamado de set top box responsável pela captação dos sinais nesse sistema. Os demais Estados só começarão a receber as transmissões a partir de 2008. Esse novo sistema, conhecido como alta definição, vai proporcionar uma imagem perfeita, com resolução de cerca de 1000 linhas, o dobro das TVs analógicas, e som como de cinema. Assim como os DVD’s acabaram substituindo os videocassetes estima-se que até em 2017, a TV digital também substitua as convencionais, mas o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, presume que o prazo pode ser maior e ultrapassar o período esperado, isso, pelo fato de ainda não serem fabricados televisores prontos para captarem os sinais digitais e também pelo preço dos conversores serem muito elevados, excluindo a população mais carente do seu acesso. Além de um auto padrão de imagem, a TV digital também proporcionará uma interatividade com o telespectador, no entanto, uma “interatividade limitada”, voltada ao marketing dos anunciantes e aos interesses dos donos das emissoras, que com o controle remoto poderão observar os índices de audiência de seus programas. O usuário mais uma vez, ficará em segundo lugar, podendo apenas expressar suas opiniões em enquetes, com opções de respostas definidas, como as que acontecem nas transmissões de futebol, onde os comentaristas perguntam quem foi o melhor jogador da partida e as opções de respostas trazem dois nomes, que na maioria das vezes, são contrários da opinião de quem está assistindo.
O processo de implantação do sistema da TV digital, no Brasil, está apenas começando. Em um futuro próximo espera-se que o consumidor encontre muitos benefícios em seu favor, como uma maior diversidade de canais, possibilidades de poder assistir TV em ônibus e celulares além do acesso à Internet e uma maior interatividade. A TV digital vai mudar isso, mas a qualidade do conteúdo apresentado pelos programas brasileiros, quem vai mudar?
Gustavo Menegusso

Nenhum comentário: