domingo, 16 de dezembro de 2007

Mulher no volante ... perigo distante!


Karen Kohn – 03 de dezembro de 2007.


Mulheres são mais cuidadosas que os homens no trânsito.Uma pesquisa feita com as seguradoras de automóveis indicou que o número de acidentes envolvendo mulheres no volante é bem menor do que envolvendo homens.Algumas seguradoras oferecem até mesmo descontos para a clientela feminina, pois as mulheres geralmente são mais calmas, mais cautelosas, dirigem mais devagar e as colisões são comumente mais leves.Além disso, as estatísticas demonstram que as mulheres causam menos acidentes, levam menos multas e raramente estão envolvidas em acidentes fatais. A velha piada que mulher nasceu para pilotar o fogão ou a máquina de lavar já deixou de ter graça a muito tempo, e um grupo de excelentes motoristas estão aí para defender suas qualidades no trânsito.
A psicóloga Marisa Lucia Mauro, da Unicamp de São Paulo, publicou uma tese sobre os acidentes de trânsito que indicou que o número de mulheres que se envolvem em acidentes corresponde a 25% e os homens lideram as estatísticas com os exorbitantes 75%. Mas a pesquisadora defende que se deve levar em conta que a proporção total de mulheres motoristas é extremamente menor, portanto o número de acidentes envolvendo-as também é menor.Outro motivo que dá pontos às mulheres são as atitudes atrás do volante. A pesquisa também desvendou que 89% dos homens têm atitudes de alto risco no trânsito contra 11% de mulheres que arriscam manobras perigosas ou dirigem com velocidade excessiva. As mulheres não só vem conquistando e defendendo seu espaço como andam deixando alguns marmanjos pra trás. Elas já disputam páreo a páreo com os homens locais antes nunca imaginados, estão nas pistas de corrida, nas oficinas mecânicas e nas montadoras. Porque ser mulher não é mais assumir ser do sexo frágil. Exemplos de mulheres que se destacam no que antes era dito serviço de homem são a piloto de Fórmula Truck Débora Rodrigues, a piloto de Stock Car Fernanda Parra e a rallyzeira Helena Deyama. Essas mulheres fazem bonito no universo do automobilismo e não ficam na poeira dos homens. Fernanda Parra, musa da Stock Car.
O fato é que ninguém assume que dirige mal, muito menos se for homem. Já uma mulher que dirige bem, para eles... tá brincando.

Leia + a respeito ou consulte os sites pesquisados:
* Seguradoras;
* Pesquisa da Unicamp;

* Supostas barbeiragens;

Nenhum comentário: