domingo, 16 de dezembro de 2007

Inclusão Digital

Estamos entrando em uma nova Era, a da sociedade da informação, onde é possível se comunicar, armazenar e processar as informações numa velocidade e qualidade nunca imaginadas antes. As novas tecnologias estão cada vez mais presentes na vida dos brasileiros. É possível hoje realizar tarefas do cotidiano sem nem mesmo sair de casa, como ir ao banco, procurar um imóvel e até fazer compras. Isso tudo graças às novas tecnologias, principalmente a Internet.No entanto, grande parcela da população não possui acesso a esse bem tão facilitador. Sergio Amadeu da Silveira, em “Inclusão digital, software livre e globalização contra-hegemônica” http://www.softwarelivre.gov.br/softwarelivre/artigos/artigo_02 , comenta que cerca de 11,4% dos brasileiros, acima dos dez anos é analfabeto e 50,7% recebem até dois salários mínimos, trazendo ainda, questões interessantes para o estudo da inclusão digital. Ele coloca em dúvida o sentido de se estudar essa exclusão tendo dados tão baixos de alfabetização e salário do país, se a exclusão digital não seria decorrente da exclusão social, se seu enfrentamento não seria conseqüência da melhoria de condições de vida e renda na sociedade e até que ponto o combate a essa exclusão seria importante diante de tantas carências?Essas questões fazem abrir uma nova linha de pensamento. Não seria, mais importante combater a miséria antes da exclusão digital, para que as pessoas pudessem adquirir seus computadores e então se incluir na sociedade? Será que as novas tecnologias não agravam a exclusão social? Silveira cita dados em que apenas 10,6% dos domicílios possuíam computadores em 2000, segundo o IBGE , em 2001, 20% da população estava conectada a rede mundial de computadores, segundo pesquisa da Internet Pop, realizada pelo Ibope. E ainda que 37% dos estudantes estavam em escolas com acesso a Internet, dados do Censo Escolar de 2000, organizado pelo ministério da Educação.Apesar dessas escolas possuírem computadores e poderem proporcionar à seus alunos o acesso ao mundo digital, muitas delas não utilizam esse benefício, pela falta de professores qualificados ou por terem uma política educacional que não inclui a Internet como instrumento pedagógico. O que restringe o mundo desses alunos e sucessivamente a aquisição de conhecimento. Felizmente o acesso a Internet, antes restrito às elites, devido ao alto custo das novas tecnologias, hoje está ao alcance das classes mais pobres da sociedade. Resultado do barateamento dos preços e aumento da qualidade das tecnologias da informação e de ações de Inclusão Digital executadas em todo o país. Entre elas o projeto do governo federal “Computador para todos – Projeto cidadão conectado”, que oferece financiamentos para cidadãos com renda d 3 a 7 salários mínimos, para a aquisição de computadores e a “Semana de Inclusão Digital”, que proporciona acesso a Internet à que não o tem. Obviamente esses programas visam por em prática o direito à informação que todo cidadão possui, buscando amenizar a diversidade social. Mas será que o correto não seria o processo inverso, combater antes a exclusão social para que conseqüentemente a digital seja combatida, já que a primeira engloba muitos outros aspectos indispensáveis para a vida?Ao contrário do que muitos pensam, a inclusão digital não é apenas ensinar a usar o computador e navegar na internet, mas sim mostrar para a pessoa como essa tecnologia pode auxiliar e modificar a vida dela, de que forma se pode usufruir desse bem buscando melhoria de vida, emprego e conhecimento.Sendo assim, ainda é muito questionável o efeito da inclusão digital. Se formos analisar as questões trazidas por Silveira obviamente encontraremos muito para discutir. O que é indiscutível, é que a informação e principalmente o conhecimento são um direito de todos, por isso deve-se buscar as melhores formas de proporcionar isso de maneira homogênea a todos os brasileiros.

BLIOGRAFIA SILVEIRA, S.A. Inclusão digital, software livre e globalização contra-hegemônica.





Acadêmica: Aline Schuster


Disciplina: Comunicação Digital

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