domingo, 16 de dezembro de 2007

A LINGUAGEM NO ORKUT

O Orkut é uma rede de relações sociais filiada ao Google. A rede foi fundada no dia 19 de janeiro de 2004, com o objetivo de auxiliar seus membros a criarem e manterem amizades nesse ambiente virtual. O nome Orkut surgiu do projetista turco da Google que desenvolveu esse ambiente, ele se chamava Orkut Büyükkokten.
Ultimamente o Orkut tem sido o ambiente perfeito para a proliferação de uma nova forma de linguagem. Essa “nova língua” denominada por muitos como internetês ou miguxês está sendo muito estudada seja por teóricos da comunicação ou lingüística ou discutida por pessoas comuns.
Essa nova linguagem se caracteriza pela alternância de letras maiúsculas e minúsculas, a troca de “R” por “L”, de “S” por “X”, uso de caracteres gregos, uso de letras repetidas, uso de “H” no final das palavras. O Orkut e o MSN são ambientes perfeitos para o uso e desenvolvimento dessa nova e própria linguagem.
Segundo Adão Lenartovicz, os teóricos lingüísticos não podem reformar a língua falada, já que ela é uma criação própria do ambiente em que se desenvolve. O que eles podem fazer é criar um sistema de normas cultas da língua para ser usado na comunicação escrita formal. É o que se verifica no orkut. O miguxês é uma forma de linguagem paralela à língua culta.
Entretanto no próprio ambiente virtual do Orkut verificam-se indivíduos que realmente são contrários ao desenvolvimento dessa nova linguagem, por vezes indecifrável. Existem comunidades do tipo: Eu OdEiU GeNTi ki IsKreVi AxIM.
Assim, o que se verifica é o Orkut como ambiente virtual de relacionamentos, com uma linguagem própria em desenvolvimento. Na Internet existe até mesmo um Dicionário de Miguxês, que transforma tudo o que você escreve em miguxês.

* Terceiro semestre de Jornalismo - CESNORS/UFSM.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Orkut
http://www.jornalcomunicacao.ufpr.br/node/2122
http://metademim.blogspot.com/2007/07/que-lingua-essa-orkut-local-de.html



Daniela Polla*

Nenhum comentário: