domingo, 16 de dezembro de 2007

Vida Longa ao Led Zeppelin


Se o rock tivesse mil anos de nascença seria milenar o reencontro da banda britânica Led Zeppelin no concerto único realizado em Londres no último dia 12 de dezembro. Catalogado como “acontecimento musical do ano” e “reunificação do século”, 18 mil fãs assistiram à banda resgatar a energia febril dos anos 70 na O2 Arena em Londres.
O Led Zeppelin, formado no fim dos anos 60, teve seu fim selado após a morte do baterista John Bonham em setembro de 1980 que não resistiu logo após ter bebido não tão generosas 40 doses de vodka. Após se apresentarem no concerto Live Aid em 1985, a banda se reuniu pela última vez em 1988 para comemorar o aniversário da Atlantic Records, selo que lançou a banda no mercado da música. Foram 19 anos desde a última apresentação do Led Zeppelin, mais do que a idade de muitos jovens fãs que são convertidos até hoje.
Com sua formação praticamente original, os fundadores Robert Plant no vocal, Jimmy Page na guitarra e John Paul Jones no baixo, os integrantes contaram com a participação de Jason Bonham na bateria, filho do antigo baterista John Bonham, que com uma performance impecável fez jus ao nome da família.
Os fãs tiverem que concorrer com cerca de 20 milhões de interessados em um sorteio para garantir um dos 18 mil ingressos colocados à venda. O preço inicial era de 125 libras, mas alguns fãs que não foram sorteados pagaram bem mais caro para ver a banda. O recorde foi do escocês Kenneth Donnell que desembolsou 83 mil libras por dois ingressos para o show, com o direito de assistir a um ensaio da banda em um leilão beneficente da BBC.
Robert Plant disse à multidão sobre a importância desse show, que durante os ensaio a banda passou por “milhares e milhares de emoções”. Ao final de Stairway to Heaven, Plant falou: “Nós conseguimos Ahmet!”, referindo-se ao homenageado Ahmet Ergun, fundador da Atlantic Records que morreu no ano passado. Não faltou energia ao vocalista, que mesmo aos 59 anos demonstrou euforia andando de um lado para o outro do palco, o mesmo pode se dizer de Jimmy Page que relembrou os fãs tocando sua guitarra com um arco de violino em alguns momentos.
Os britânicos abriram o show com a primeira faixa do primeiro álbum de sua história, Good Times Bad Times. Após quase 2 horas de show, tocando sucessos como o hino Stairway to Heaven e a estreante For Your Life, pela primeira vez apresentada ao vivo, a banda encerrou sua apresentação com Kashmir. Saíram do palco e voltaram em seguida ao som dos aplausos e pedidos de bis para tocarem o clássico Whole Lotta Love e depois Rock and Roll.
O show, inicialmente, era datado para o dia 26 de novembro, mas foi adiado para 10 de dezembro após Jimmy Page ter fraturado um dedo.
Tendo recebido elogios por parte do público e ter sido aclamados pela crítica, muitos esperavam que o evento único pudesse se tornar em uma turnê oficial, mas a especulação foi abalada após Robert Plant anunciar em seu site que fará uma turnê com a cantora country americana Alison Krauss. O futuro da banda segue incerto, como citou Jimmy Page em uma entrevista recente à Reuters: “Não tenho uma bola de cristal aqui, nem você”.

Flaubi Farias

http://www.ledzeppelin.com/
http://www.robertplant.com/
http://www.bbc.co.uk/portuguese/reporterbbc/story/2007/12/071211_ledzeppelin_ac.shtml
http://br.reuters.com/article/entertainmentNews/idBRB65861320071211?pageNumber=2&virtualBrandChannel=0&sp=true

Nenhum comentário: