sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

EXCLUSÃO DIGITAL

A todo instante deparamo-nos com o avanço das novas tecnologias. A Internet, um exemplo mais atual desse avanço, tomou conta de todos os processos relacionais do ser humano. Pela facilidade na comunicação e informação, o homem moderno acabou por se acomodar diante a essas inovações. É bem mais fácil utilizar a Internet para comunicar-se com um amigo de longe ou ter acesso a obras que não encontra na cidade onde mora do que ter que se locomover em busca do que se deseja.
Mas, infelizmente grande parcela de pessoas no mundo todo não tem acesso a esse tipo de tecnologia e são considerados atrasados intelectualmente perante as facilidades da web. Segundo Ferreira “a Internet permite uma relação local-global muito mais próxima e mais constante, mas condicionada pelos aspectos socioculturais dos contextos em que se insere e dos sujeitos que a utilizam.” Ou seja, nem todas as camadas sociais têm oportunidade de fazer parte desse meio capaz de aproximar tudo o que antes se considerava distante demais.
O processo de implantação de Internet para todos é quase impossível pelos custos que exige. Além do investimento em computadores e acesso a rede há uma despesa anual com manutenção e pessoal especializado. É por isso que até hoje não houve um projeto que se tornasse extremamente satisfatório perante aos milhões de exclusos do universo digital. Mas, é claro que num processo um pouco lento, todas as comunidades estão tendo essa oportunidade, inclusive nas menos desenvolvidas.
Esse difícil acesso pode provocar uma má formação de quem está sendo alfabetizado fora do meio digital, pois está provado que a educação e a Internet quando andam juntas promovem um sucesso maior no ensino. Um exemplo disso é o projeto implantado agora no Brasil de um computador por pessoa, onde já se percebe um avanço na educação das crianças que puderam ter um contato mais próximo com o computador.
Sendo assim, é notável que as novas tecnologias são indispensáveis na vida do homem moderno, tanto nas comunicações, no universo empresarial, na educação, etc. Mas ainda estamos longe de ter uma igualdade de acesso e utilização desses recursos.


Priscila Devens


Referencias :

http://info.abril.com.br/aberto/infonews/112006/24112006-10.shl



http://pt.wikipedia.org/wiki/Exclus%C3%A3o_digital

Nenhum comentário: