sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Bodas de Prata dos Veteranos

Eliana de Souza

Profissionalmente veteranos e musicalmente juvenis, preservando os fãs “das antigas” e embalando uma nova geração de fãs, Capital Inicial se firma como uma das maiores bandas de rock popular brasileiro.
Vivendo a plenitude do sucesso do décimo segundo CD, a banda de rock que surgiu em 1983, formada pelos ex-integrantes do Aborto Elétrico Fê e Flávio Lemos, da banda Blitz 64 Loro Jones e da banda “dado e o mundo animal” Dinho Ouro Preto, que se reuniram expressando musicalmente sua rebeldia, que já vinha sendo expressa em suas atitudes e no editorial do “Fan Zine” escrito por Dinho.
A primeira fase da banda foi marcada por uma seqüência de erros que afundou o grupo no começo dos anos 1990 e também foi responsável pela estabilidade do grupo após seu retorno em 1998 até hoje.
A banda mudou-se para São Paulo em 1985 trazendo na bagagem ‘leve desespero’ e ‘descendo o Rio Nilo’ que foram lançados logo em seguida.
Independência, segundo LP, chegou a 120 mil cópias vendidas, era a consagração do Capital Inicial e o auge do punk rock, em alta em todo o país nos anos 1980 a 1990.
Em 1988, lançou Você Não Precisa Entender com estilo mais pop que punk, e retornou ao rock eletrizante com Todos os Lados (1989), mas a imaturidade da banda, as limitações técnicas como instrumentais e a irregularidade dos discos atrapalharam a carreira do Capital Inicial.
Com a saída de Dinho Ouro Preto em 1993 para seguir carreira solo, Capital Inicial some da mídia numa época de baixa do rock nacional, porém se manteve na ativa realizando show por todo o país.
Em 1998, com os integrantes originais, Capital Inicial retorna com força total comemorando 15 anos de banda.
Em 2002, com a saída de Loro Jones, Yves Passarel assume as guitarras, e é Rosa e vinho tinto que trás ‘Mais’ Capital Inicial ‘A sua maneira’ totalmente rock n’roll, ultrapassando a marca de 200 mil cópias vendidas.
Capital Inicial se comunica facilmente com os jovens, sem a necessidade de fazer um trabalho voltado para isso, faz não o que sempre fez, mas o que mais fez. Com estilo próprio poucos acordes e letras diretas, conquistam fãs que ‘sem cansar’ emplacaram Gigante, seu ultimo CD lançado em maio de 2004, com mais de 20 mil cópias vendidas.
Com segurança e maturidade, de site novo evidenciando o estilo jovem da banda, Capital Inicial inicia o ano das bodas de prata fazendo o que sabe fazer de melhor: levar ao delírio o público de todas as idades em seus inúmeros shows por todo o país.

Sites:
Punk rock - http://pt.winkpedia.org/wiki
Capital Inicial – www.2.uol.com.br/capitalinicial/v4
Roling Stone – http://www.rolingstone.com.br/

Nenhum comentário: